MOINHO MUNICIPAL DA QUINTINHA
Localizado nas Cumeadas, em Santiago do Cacém, o Moinho Municipal da Quintinha é um dos moinhos de vento mais bem preservados do sul do país.
Integrado na antiga cintura moageira pré-industrial da cidade, foi recuperado pelo Município em 1982 e, desde então, mantém as suas portas abertas a quem o queira visitar, conversar com o moleiro e assistir, quando as condições meteorológicas o permitem, à moagem tradicional dos cereais.
Autêntico “museu vivo”, o Moinho da Quintinha integra a “Rota dos Museus do Município”.
Como “moinho-escola” teve, no início deste século, um importante papel na formação de novos moleiros.
O moinho recebe anualmente milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, visitas escolares e continua a prestar aos munícipes que a ele queiram recorrer, o serviço de moagem dos seus cereais, cobrando pelo serviço prestado, a tradicional maquia, percentagem de cereal deixado pelo cliente, que reverte para alimentação dos patos do parque Urbano do Rio da Figueira.
MEMÓRIAS
DO MOINHO
Dominando o alto de um dos cerros que envolvem a cidade de Santiago do Cacém, no local denominado Cumeadas, o Moinho Municipal da Quintinha é o último testemunho vivo da antiga cintura moageira pré-industrial que, em tempos, com os seus doze moinhos de vento, muito contribuia para a alimentação dos habitantes da região, fornecendo-lhes a farinha para o fabrico do pão de trigo e para as papas de milho, por aqui tão apreciadas, especialmente no inverno.
Desconhecemos a data em que o moinho foi construído, sabemos ser anterior a 1813, ano em que já contribuía para os cofres do estado, com o pagamento da “décima”, imposto a que estava obrigado.
CONTACTOS
Informações
Horário:
De terça-feira a sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00;
Encerra às segundas, domingos e feriados.
Entrada gratuita.
Para qualquer informação, dúvida ou comentário, por favor preencha o formulário:
Localização
Moinho Municípal da Quintinha
Estrada das Cumeadas – Santiago do Cacém
Contactos
Telefone:
964 174 982