MUSEU DO TRABALHO RURAL
O Museu do Trabalho Rural foi inaugurado no dia 1 de maio de 2008, constituindo um passo decisivo para a valorização do património rural do Município. Localizado na praça principal da Abela, num edifício da Junta de Freguesia, destina-se a ilustrar a vida rural do concelho.
O edifício foi construído no início da década de quarenta do século XX, tendo albergado uma Escola e um Posto Médico e, mais tarde, o quartel da Guarda Nacional Republicana.
Trata-se de um polo museológico, que apresenta uma exposição permanente – “Memória e Identidade – Alfaia agrícola tradicional” – sugerindo um percurso que acompanha o ciclo agro-laboral e as operações específicas que lhe estão associadas em cada fase, desde a lavra, a cava, o desterroar e as sementeiras no Inverno, as mondas, as regas e demais cuidados com as colheitas na Primavera, as ceifas, as debulhas e o armazenamento dos cereais no Verão.
A alfaia agrícola é apresentada em grande proximidade, espacial e lógica, com os transportes e sistemas de atrelagem, estes últimos indispensáveis, por exemplo, à própria tração do arado e do trilho.
UMA PEÇA
UM TESOURO
No virar do século XIX e ao longo da primeira metade do século XX, existiam no Município de Santiago do Cacém dois modelos distintos de carros de bois, o ancestral e já desaparecido carro cantador e a carreta alentejana.
A carreta, veículo rural muito antigo, de construção bastante tosca, geralmente em madeira de azinho ou sobro, constituiu um transporte muito frequente e fundamental nos campos do Alentejo, mesmo em terrenos de serra, por ser difícil de tombar.
Principal meio de transporte de trigo para as eiras, a par com o carro de parelha, mas com uma maior capacidade de carga, a carreta transportava igualmente, sacos de cereal, palha, mato, estrume, adubo, lenha, folha de milho, cortiça, abóboras, melancias e melões, batatas, maçarocas e produtos hortícolas, sendo por vezes, usada também no transporte de pessoas.
CONTACTOS
Informações
Horário:
De quarta a sexta-feira das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00;
Sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
Encerra aos domingos, segundas, terças e feriados.
Entrada gratuita.
Para qualquer informação, dúvida ou comentário, por favor preencha o formulário:
Localização
Museu do Trabalho Rural de Abela
Largo 5 de Outubro
7540-011 Abela